O Palhaço Excêntrico Musical

Edital 028/2018 - Artistas de Numeros Circenses

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Projeto contemplado pelo edital 028/2018 Artistas Circenses e Novo Circo que consiste em um palhaço multi instrumentista tocando vários instrumentos ao mesmo tempo tendo o acordeon (sanfona) como principal norteador da ação. Baseada nos palhaços clássicos que ressignificavam objetos para toca los como instrumentos musicais que foi popular no século 18 até o século 20.

Descrição

EDITAL 028/2018
IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
Nome: Carlos Souza Cruz

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título: O Palhaço Excêntrico Musical

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
Terminal de Õnibus de Vila Velha – Rua Europa, 79 -Vila Velha
Terminal de Ônibus de Laranjeiras – Av. Eudes Scherrer de Souza – S/N - Parque Res. Laranjeiras - Serra
Biblioteca Pública Estadual – Rua João Augusto Parra, 55 - Vitória

DATA OU PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
De 20 de janeiro até 23 de agosto de 2019.

DETALHAMENTO DAS AÇÕES DO PROJETO
O número teve seu processo com apoio de uma direção e uma figurinista que, além de uma diretora convidada. Entre o período de três meses trabalhamos para a montagem do número. Foram realizados 24 ensaios feitos para aprimorar prática para a música tocada nos multiplos instrumentos especialmente para o número. Com o número montado, realizamos, assim como temos feito em nossos números anteriores, alcançar toda e qualquer pessoa/transeunte das cidades por onde passarmos seja criança, adolescente, adulto ou idoso.

• Trabalho de Direção – Janeiro, Fevereiro e Março.
• Trabalho e treino com a diretora – Fevereiro e Março.
• Produção de Figurinos – Fevereiro.
• Preparação de cenário – Março.
• Ensaios Gerais – Abril, maio e junho.

Apresentações de Contrapartida:

• Primeira Apresentação – 21 de agosto de 2019 em Vitória (15:00)
• Segunda Apresentação – 21 de agosto de 2019 em Vitória (15:30)
• Terceira Apresentação – 22 de agosto de 2019 em Vila Velha (15:00)
• Quarta Apresentação – 22 de agosto de 2019 em Serra (16:10)

EFEITO MULTIPLICADOR DO PROJETO
Mostrando os elementos lúdicos dessa expressão artística agregando valores, como ação de responsabilidade social;
*Além de arte milenar, que sobrevive graças ao poder de renovação constante, o Circo é um dos espaços culturais mais democráticos. Reúne em torno de si pessoas oriundas das mais variadas classes sociais, raças e religiões. Nas apresentações de circo teatro de rua, os avós, pais e filhos partilham das mesmas emoções e fantasias;
*Aquecimento\movimento da economia local;
*Atividade proposta embutida com forte conteúdo de aprendizado para as crianças, além de proporcionar um momento de lazer para os pais e transeuntes;
*O espetáculo visou melhorar o relacionamento interpessoal de modo geral, ajudando a desenvolver a consciência coletiva, aumentando e estreitando laços entre o público (o verdadeiro protagonista do circo teatro de rua);
*Psicologicamente falando, influenciou através do contexto utilizado, superação de medos e melhora da confiança, o que consequentemente fortalecendo a autoestima;
*No aspecto social, tivemos a interação, socialização e cooperação entre o público, criando um forte vínculo afetivo e sentimento de ajuda mútua entre todos;
*Estimulando sentimentos positivos, as habilidades desenvolvidas e apresentadas transformaram a maneira de se enxergar e enxergar o mundo que o cerca;

* O projeto realizou 3 (tres) apresentações feitas em contra partida ao prêmio, uma em cada cidade escolhida, sendo elas Vila Velha, Serra e finalizando em Vitória. Foram escolhidos locais com menos índices de apresentação cultural e maior número de transeuntes como os terminais urbanos da Grande Vitória e Biblioteca Pública Estadual.

* O projeto visou ampliar o riso da terra, e com esse riso cultivado, sem dúvidas, saboreamos a paz.

CONTRAPARTIDAS OFERECIDAS PELO PROJETO
O projeto se propos executar tres apresentações na Grande Vitória tidas como contrapartida desse projeto. Este projeto que visou o resgate do lúdico no cotidiano das praças das cidades, fará as devidas apresentações dos Espetáculos nas cidades de Vitória, Vila Velha e Serra.
Após o espetáculo teve um bate papo com o público interessado no processo que desencadeou na performance do artista circense.

PÚBLICO PARTICIPANTE
O projeto, por ser direcionado a um espaço público como os terminais de onibus, atingiu cerca de 360 a 500 pessoas por apresentação de diversas idades, pois continham crianças vindo das escolas, adolescentes e jovens dos cursos e adultos dos trabalhos. Já a apresentação realizada no Biblioteca Publica Estadual teve por volta de 45 alunos de escolas que estavam com visita agendada à biblioteca. Contando com a continuidade do trabalho para além da contra-partida, atingimos o mínimo de 800 a 3.000 pessoas no público.

AVALIAÇÃO DO PROJETO
A equipe julgou que o projeto foi bem realizado, por ter sido levado o circo teatro para locais onde ainda não foi possível a realização das apresentações por se tratarem de locais onde estão habituados a somente passarem, indo em direção a casa ou trabalho.
Notou se a carência de realizações culturais para esse público e que poderia ter mais intervenções nesse formato nos locais mencionados.

EQUIPE DO PROJETO
Carlos Souza Cruz 126.665.467-48 Ator/palhaço/proponente
Jessica Gasparini 134.639.597-71 Diretora/produtora
Regina Célia Shimitt Huapaya 493.750.167-49 Figurinista

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Carlos Souza Cruz

Carlos Souza artista circense desde 2006, é atualmente ator, palhaço e musico do Grupo Lacarta Circo Teatro, integrante e fundador desde 2013 em parceria com sua companheira Amora Gasparini.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem