Edital 028/2018 - Artistas de Numeros Circenses

Dose Dupla - Manutenção de Repertório

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Projeto contemplado pelo edital 028/2018 Artistas Circenses e Novo Circo que consiste na manutenção do espetáculo Dose Dupla do Grupo Lacarta Circo Teatro com direção de Dudu Guimarães.

Descrição

EDITAL 028/2018
IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
Nome: Eduardo Ferreira Guimarães

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título: Dose Dupla - Manutenção de Repertório

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
Praça de Central Carapina - Av Brasil, 67 - Serra - ES
Praça Hugo Viola, 666, Jd América - Cariacica - ES
Praça de Vila Bethânia, Viana - ES

DATA OU PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
De 20 de fevereiro até 10 de novembro de 2019.

Detalhamento das Ações do Projeto:

O espetáculo teve sua manutenção com apoio de uma direção e uma figurinista que, entre o período de três mêses trabalharam para a manutenção do espetáculo. Foi construído o cenário e os figurinos adequadamente de acorco com o processo de criação do espetáculo. Os instrumentos tiveram seus devidos concertos, como por exemplo, a troca dos foles dos acordeons. Assim, realizados os ensaios, para que tudo esteja em perfeito estado para o nosso público, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. O CircoTeatro de Rua é para todos!

• Trabalho de Direção – Fevereiro-Abril
• Manutenção e Produção de Figurinos – Março
• Manutenção dos instrumentos – Março
• Manutenção e termino de cenário – Março
• Ensaios Gerais com manutenções feitas – Abril

Apresentações de Contrapartida:

• Primeira Apresentação – 08 de novembro de 2019 em Serra
• Segunda Apresentação – 09 de novembro de 2019 em Cariacica
• Terceira Apresentação – 10 de novembro de 2019 em Viana

Efeito Multiplicador do Projeto:

*Mostrando os elementos lúdicos dessa expressão artística agregando valores, como ação de responsabilidade social;
*Além de arte milenar, que sobrevive graças ao poder de renovação constante, o Circo é um dos espaços culturais mais democráticos. Reúne em torno de si pessoas oriundas das mais variadas classes sociais, raças e religiões. Nas apresentações de circo teatro de rua, os avós, pais e filhos partilham das mesmas emoções e fantasias;
*Aquecimento\movimento da economia local;
*Atividade proposta embutida com forte conteúdo de aprendizado para as crianças, além de proporcionar um momento de lazer para os pais e transeuntes;
*O espetáculo visou melhorar o relacionamento interpessoal de modo geral, ajudando a desenvolver a consciência coletiva, aumentando e estreitando laços entre o público (o verdadeiro protagonista do circo teatro de rua);
*Psicologicamente falando, influenciou através do contexto utilizado, superação de medos e melhora da confiança, o que consequentemente fortalecerá a autoestima;
*No aspecto social, tivemos a interação, socialização e cooperação entre o público, criando um forte vínculo afetivo e sentimento de ajuda mútua entre todos;
*Estimulando sentimentos positivos, as habilidades desenvolvidas e apresentadas transformaram a maneira de se enxergar e enxergar o mundo que o cerca;
A proposto visou agregar outros artistas residentes em solo capixaba, como por exemplo os Irmãos Caetano, 4ª geração de circenses, filhos do palhaço Pasqualin, além de João Garcia, jovem artista, para participarem do projeto com apresentações de seus números na prévia do espetáculo Dose Dupla em contra partida, para fortalecer a cena da arte pública local.
* O projeto realizou 3 (três) apresentações feitas em contra partida ao prêmio, uma em cada cidade escolhida, sendo elas Serra, Cariacica e Viana! Foram escolhidos de preferência, locais com menos índices de apresentação cultural e maior número de transeuntes.
* O projeto visou ampliar o riso da terra, e com esse riso cultivado, sem dúvidas, saborearemos a paz.

Contrapartidas Oferecidas pelo Projeto:

O projeto visou a manutenção do espetáculo Dose Dupla do Grupo Lacarta, em prol da continuação de seu trabalho e circulação pelo estado à dentro e a fora, começando com as três apresentações na Grande Vitória tidas como contrapartida desse projeto.
Este projeto que visou o resgate do lúdico no cotidiano das praças das cidades, sendo realizadas as devidas apresentações dos Espetáculos nas cidades de Serra, Cariacica e Viana.
Além de após o espetáculo tivemos um bate papo com os transeuntes e propomos a possibilidade de vivenciar por um momento que seja a atmosfera do circo, através da técnica do malabarismo que é utilizada no mesmo.
O projeto visou, além da apresentação do espetáculo, também estimular a produção artística local, chamando um artista local para fazer uma apresentação na mesma localidade antes do espetáculo Dose Dupla ser apresentado.
Se tratando de 3 apresentações, chamamos um artista especifico para cada localidade, agregando mais três artistas locais que utilizam da linguagem parecida no total.

PÚBLICO PARTICIPANTE:
O projeto, por ser direcionado a um espaço público, atingiu cerca de 150- 200 pessoas por apresentação. Contando com a continuidade do trabalho para além da contra-partida, atingiremos o mínimo de 600 a 3.000

AVALIAÇÃO DO PROJETO
A equipe julgou que o projeto foi bem realizado, por ter sido levado o circo teatro para locais onde ainda não foi possível a realização das apresentações por se tratarem de locais onde estão habituados a somente passarem, indo em direção a casa ou trabalho.
Notou se a carência de realizações culturais para esse público e que poderia ter mais intervenções nesse formato nos locais mencionados.

Equipe do Projeto:
Eduardo Ferreira Guimarães CPF 930.423.027-68 Diretor/aderecista
Jessica Gasparini CPF 134.639.597-71 Palhaça
Carlos Souza Cruz CPF 126.665.467-48 Palhaço/Músico
Regina Shimitt CPF 439.750.167-49 Figurinista
João Garcia CPF 142.414.327-60 Artista Convidado
Junior Caetano CPF 074.513.357-63 Artista Convidado
Wender Caetano CPF 087.506.757-37 Artista Convidado

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Dudu Guimarães

Ator, diretor, bonequeiro e arte-educador, formado pela Escola Guignard/UEMG e ainda atua nas funções de figurinista e cenógrafo. Trabalhou em mais de trinta espetáculos e produções teatrais. Atuou em quatro filmes dentro do Pólo Capixaba de Cinema (anos 1990) e diversos filmes publicitários para TV, rádio e jornal. Leciona Artes em escolas públicas e particulares desde 1999.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem